segunda-feira, 30 de maio de 2016

A FORÇA DA ESCOLA = FAMÍLIA


AMIGOS!!

No último dia 25 de maio tivemos mais um exemplo de como a participação da família na Escola fortalece e enriquece nosso trabalho por uma Educação de Qualidade.


Apresentação dos alunos participantes do programa Mais Educação


FAMÍLIA: A família surge claramente como o serviço por excelência à pessoa humana,
a comunidade de amor e de vida, alicerçada no núcleo matrimonial (...), inserida na
sociedade à maneira de “célula” no organismo vivo, aberta a outros espaços culturais e religiosos.
(...) a sociedade só ganha com uma equilibrada relação com a família e que os adjetivos “tradicional”
ou “convencional” empobrecem a riqueza do sentido que esta comporta enquanto comunidade.
(...) o futuro pertencerá a quem souber “gerir” bem a realidade “família”
e dar razões sérias para a sua constituição e vitalidade.
                                                                                   (Georgino Rocha.)





NA OPORTUNIDADE FOI REALIZADA PALESTRA PROMOVIDA PELA EQUIPE DO CCE - Consciência Comunitária Escolar - DE CHAPECÓ SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA


O QUE É O CCE CHAPECÓ:

Criado em 2008, visa aproximar e fortalecer a parceria entre a Unidade Escolar e a família por meio de orientações com pais, educandos coordenadores pedagógicos e gestores. Fundamenta-se na LDB, na Constituição Federal e nos Pilares do Conhecimento segundo o MEC, priorizando o “Aprender a conhecer (aquisição de saberes); Aprender a fazer (prática dos saberes); Aprender a conviver (viver junto); Aprender a ser (juízo próprio de valor)”.





A família é considerada como uma importante instituição de aprendizagem dos alunos, pois é nela que se dão as suas primeiras experiências que constitui o capital cultural que lhes é transmitida Gomes (1994). Segundo esta autora a família é um agente de socialização primária por transmitir às crianças, desde o nascimento, padrões de comportamento, hábitos, costumes, padrão de linguagem, maneiras de pensar, de agir, de se expressar etc. 
 Nessa perspectiva à medida que a escola une o saber científico institucionalizado escolar à cultura e experiências empíricas familiares, consegue ampliar os horizontes do alunos, acenando com a possibilidade de um melhor desempenho acadêmico para os alunos e maior afetividade e envolvimento familiar.

GRATA PELA PARCERIA
A GESTÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário