terça-feira, 12 de abril de 2016

RUBRICA = APRENDIZAGEM

BLOGUEIROS AMIGOS!!!

Hoje o nosso assunto é a APRENDIZAGEM X CRIATIVIDADE 

       A partir do estudo da célula, como unidade estrutural e funcional do corpo, os alunos do 8º ano (turma 82) foram desafiados a representarem uma célula com suas organelas. Porém, esta representação deveria estar focada na CRIATIVIDADE, usando materiais e modelos a escolha de cada aluno.

PROFESSORA : MARISA GIONGO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS










No dia da apresentação dos trabalhos os alunos observavam os trabalhos dos colegas e depois desse momento usaram a Rubrica para autoavaliação que desenvolve uma das competências socioemocionais: a criatividade.














VAMOS ENTENDER O QUE É A RUBRICA

A Rubrica apresenta quatro níveis:


       Observando essa Rubrica, os próprios alunos fizeram a  autoavaliação das suas produções, bem como, das produções da turma. Foi um momento importante, pois cada um "percebeu o que faltava para chegar no nível 4; onde poderia ter melhorado; o que poderia ter acrescentado para melhorar a sua ideia.
      Dessa forma, os alunos tem clareza de onde precisam chegar e o que precisam fazer para alcançarem seus objetivos  seguindo os seguintes passos:
1. Perguntas de memória
São úteis para a definição e identificação do objeto de estudo. Em geral começam com as palavras abaixo:

- Quem... ?
-
O que... ?
-
Onde... ?
-
Quando... ?
2. Perguntas de compreensão
São boas para explicar, estabelecer relações, comparar e contrastar. Em geral começam com:
- Por que... ?
-
Como... ?
-
De que maneira... ?
3. Perguntas de pensamento divergente
Perguntas boas para prever, levantar hipóteses, inferir, reconstruir ideias. Em geral começam da seguinte maneira:
- Imagine/Suponha... ?
-
Se... então... ?
-
Você pode criar...?
-
Como poderia... ?
-
Quais consequências... ?
4. Perguntas de posicionamento crítico
Perguntas para avaliar, julgar, defender uma opinião, justificar posicionamentos. Em geral começam da seguinte maneira:
- O que você acha... ?
-
Qual é sua opinião sobre... ?
-
Por que você prefere... ?
-
Por que você... ?
-
Como você se sente sobre... ?
RESULTADOS VIABILIZADORES:
Todos os membros contribuem e se sentem valorizados, respeito;
Sensação de que se pode correr riscos;
Tempo para refletir, compartilhar pensamento, discutir e implementar;
Visão comum e/ou metas e valores compartilhados;
Liderança que serve de modelo para o pensar;
Flexibilidade e cabeças abertas;
Comunicação aberta;
Colaboração em grupo, mas com sentido para o indivíduo;
Planejamento colaborativo;
Comprometimento;

Um comentário:

  1. Por ter uma professora como a Neiva 'e que o SERENO SOPRANA sempre esta' no auge das boas glorias.Sempre em primeiro lugar no quisito EDUCAÇAO.Parabens Neiva Liria Ribeiro da Silva.

    ResponderExcluir