sábado, 3 de outubro de 2015

DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA


AMIGOS!!!

 DIA 02 DE OUTUBRO COMEMORAMOS O DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA

UM POUCO DE HISTÓRIA:

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse dia no ano de 1869, na Índia. Mahatma Gandhi foi um dos maiores líderes pacifistas da história, levando multidões a conhecer e a praticar o significado da não-violência, na sua luta pela independência da Índia. Certa vez, o líder indiano comentou: “Posso até estar disposto a morrer por uma causa, mas nunca a matar por ela!”. Quando, em certos momentos, a violência começou a se manifestar entre os indianos, Gandhi praticou o jejum, por duas vezes, colocando em risco a sua própria vida, com o objetivo de sensibilizar seus seguidores a não fazer uso da violência.



http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania

O termo “não-violência” em sânscrito – “ahimsa” – tem o significado profundo de não dano, não prejuízo. Daí surge a ideia central desse conceito que nos inspira a sermos pacíficos, o que é bastante diferente de ser passivo. É agir de forma coerente e firme, norteados pelos nossos ideais, sem aceitar qualquer forma de violência.

Trabalhar pela Cultura da Não-Violência nas escolas é fundamental para que crianças e adolescentes possam aprender a valorizar princípios como o respeito, a tolerância, o diálogo e a solidariedade. A Cultura da Paz se faz nas pequenas ações do cotidiano: no nosso jeito de nos comunicar com os outros, na nossa forma de lidar com conflitos e sentimentos como frustração e raiva, na nossa capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças e de sermos tolerantes.

Afinal, a escola não está isolada da sociedade e todas as questões relacionadas à violência valem para esse espaço também. A violência na escola não pode ser avaliada por alguns casos isolados de alunos e profissionais com problemas mais sérios de comportamento. É um assunto que precisa ser discutido e levado a sério.

NOSSA ESCOLA APROVA ESSA IDEIA - CHEGA DE VIOLÊNCIA!!

2 comentários:

  1. SE CADA M DE NÓS PASSASSE AOS OUTROS UM POUCO DE PAZ O MUNDO SERIA BEM MELHOR...

    ResponderExcluir
  2. SE CADA M DE NÓS PASSASSE AOS OUTROS UM POUCO DE PAZ O MUNDO SERIA BEM MELHOR...

    ResponderExcluir