quinta-feira, 21 de maio de 2015

COMO ERA ANTES?


OLÁ AMIGOS!!!!

Na noite de quarta-feira 20 de maio de 2015, participamos de um excelente evento que no mínimo o que podemos fazer é compartilhar com vocês amigos blogueiros.

Apresentamos um pouco de história...

Em  síntese no que se refere a história das sociedades pré-coloniais que colonizaram o oeste catarinense,  a ocupação mais antiga com caçadores coletores são datadas do final do pleistoceno/inicio do holoceno, mas ainda são pouco conhecidas se comparadas aos agricultores ceramistas. 
A pré-história do oeste catarinense esta associada de forma mais ampla à do sul do Brasil e da região da Bacia do Prata. Vestígios pré-coloniais passaram a ser encontrados nessa região ainda no século XIX e, especialmente, na primeira metade do século XX, quando se instalam levas de colonizadores europeus e seus descendentes por meio de iniciativas governamentais e particulares, estimuladas pós Guerra do Contestado (1912-1916).
Embora sejam poucas as datações para sítios de populações agricultoras pré-coloniais do alto rio Uruguai, podemos situar a ocupação com grupos Tupiguarani, aproximadamente, entre o início do segundo milênio da era Cristã até o século XVIII. As populações Jê, associadas aos sítios Itararé-Taquara, contam com datas de aproximadamente 1.300 d.C. até meados do século XIX.
Destaca-se a importância do rio Uruguai para a colonização pré-colonial dessa região, bem como as dezenas de sítios de populações agricultoras, especialmente Tupiguarani. Como observado anteriormente, ressalta-se a importância de novas pesquisas, mas também ações educativas continuadas visando sensibilizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico. (CARBONERA, M. As pesquisas arqueológicas entre o final do século XIX e o início do século XXI. In: CARBONERA, M.; SCHMITZ, P. I. Antes do Oeste Catarinense: arqueologia dos povos indígenas. Editora Argos, Chapecó, 2011. p. 17-46.)


Apresentação do projeto pela equipe do CEOM






Agora o trabalho volta-se para a sala de aula!!!!
Os resultados, claro!!! Serão compartilhados aqui!!!
Boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário