Hoje o nosso assunto é a APRENDIZAGEM X CRIATIVIDADE
A partir do estudo da célula, como unidade estrutural e funcional do corpo, os alunos do 8º ano (turma 82) foram desafiados a representarem uma célula com suas organelas. Porém, esta representação deveria estar focada na CRIATIVIDADE, usando materiais e modelos a escolha de cada aluno.
PROFESSORA : MARISA GIONGO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
No dia da apresentação dos trabalhos os alunos observavam os trabalhos dos colegas e depois desse momento usaram a Rubrica para autoavaliação que desenvolve uma das competências socioemocionais: a criatividade.
VAMOS ENTENDER O QUE É A RUBRICA
Observando essa Rubrica, os próprios alunos fizeram a autoavaliação das suas produções, bem como, das produções da turma. Foi um momento importante, pois cada um "percebeu o que faltava para chegar no nível 4; onde poderia ter melhorado; o que poderia ter acrescentado para melhorar a sua ideia.
Dessa forma, os alunos tem clareza de onde precisam chegar e o que precisam fazer para alcançarem seus objetivos seguindo os seguintes passos:
1. Perguntas de memória
São úteis para a definição e
identificação do objeto de estudo. Em geral começam com as palavras abaixo:
- Quem... ?
- O que... ?
- Onde... ?
- Quando... ?
- O que... ?
- Onde... ?
- Quando... ?
2. Perguntas de compreensão
São boas para explicar, estabelecer
relações, comparar e contrastar. Em geral começam com:
- Por que... ?
- Como... ?
- De que maneira... ?
- Como... ?
- De que maneira... ?
3. Perguntas de pensamento
divergente
Perguntas boas para prever, levantar
hipóteses, inferir, reconstruir ideias. Em geral começam da seguinte maneira:
- Imagine/Suponha... ?
- Se... então... ?
- Você pode criar...?
- Como poderia... ?
- Quais consequências... ?
- Se... então... ?
- Você pode criar...?
- Como poderia... ?
- Quais consequências... ?
4. Perguntas de posicionamento
crítico
Perguntas para avaliar, julgar, defender
uma opinião, justificar posicionamentos. Em geral começam da seguinte maneira:
- O que você acha... ?
- Qual é sua opinião sobre... ?
- Por que você prefere... ?
- Por que você... ?
- Como você se sente sobre... ?
- Qual é sua opinião sobre... ?
- Por que você prefere... ?
- Por que você... ?
- Como você se sente sobre... ?
RESULTADOS VIABILIZADORES:
Todos
os membros contribuem e se sentem valorizados, respeito;
•Sensação
de que se pode correr riscos;
•Tempo
para refletir, compartilhar pensamento, discutir e implementar;
•Visão
comum e/ou metas e valores compartilhados;
•Liderança
que serve de modelo para o pensar;
•Flexibilidade
e cabeças abertas;
•Comunicação
aberta;
•Colaboração
em grupo, mas com sentido para o indivíduo;
•Planejamento
colaborativo;
•Comprometimento;
Por ter uma professora como a Neiva 'e que o SERENO SOPRANA sempre esta' no auge das boas glorias.Sempre em primeiro lugar no quisito EDUCAÇAO.Parabens Neiva Liria Ribeiro da Silva.
ResponderExcluir